2011/06/01

II Workshop Internacional: “Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina”

13 e 14 de junho de 2011
Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil

Sobre o Workshop:
Do II Workshop Internacional “Tecnologia Social e Políticas Públicas na América Latina”, que teve sua primeira edição em julho de 2010, em Buenos Aires, é parte de um projeto de pesquisa apoiado pelo IDRC (International Development Research Centre, Canadá) e que envolve uma equipe formada por pesquisadores de diversos países latino-americanos. O projeto busca gerar insumos para a construção de conhecimentos e políticas aderentes às necessidades da maioria dos habitantes da região. Um aspecto recente desse esforço, centrado no conceito de Tecnologia Social e na preocupação com a grave exclusão social que caracteriza as sociedades latino-americanas, tem sido a revisitação das experiências de desenvolvimento de “tecnologias apropriadas”. Concebidas como intervenções localizadas e paliativas por cientistas e tecnólogos, destinadas a usuários com escassa qualificação formal, mas sem a sua participação, e escassamente preocupadas em gerar uma dinâmica de produção de conhecimento alternativa àquela monopolizada pelas grandes corporações, elas têm subutilizado o saber tácito e codificado historicamente acumulado pelas maiorias. Superando essas deficiências, e apoiando-se em contribuições recentes da Sociologia da Tecnologia, da Análise de Política, da Filosofia da Tecnologia e da Economia da Mudança Tecnológica, a proposta da Tecnologia Social se diferencia radicalmente das abordagens deterministas-tecnológicas que têm orientado a elaboração da Política Científica e Tecnológica dos países da região e os esforços no sentido de “utilizar o conhecimento” científico e tecnológico disponível para aliviar a exclusão. O objetivo dessa proposta é a mobilização do potencial cognitivo existente na sociedade para a construção de sistemas tecnológicos orientados à geração de dinâmicas de inclusão, via resolução de problemas sociais e ambientais. O Workshop, ao submeter a um público amplo os resultados analítico-conceituais e empíricos alcançados com o trabalho das equipes nacionais, se propõe como um espaço de debate e de formulação de estratégias para o desenvolvimento da Tecnologia Social na América Latina.

Público-alvo: professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil do Brasil e de outros países latino-americanos.


Sobre a equipe organizadora:
O Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI), vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, vem há mais de uma década dedicando-se ao estudo das relações ciência-tecnologia-sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, de Economia da Tecnologia e de Análise de Política. O GAPI tem produzido uma extensa literatura sobre o tema das tecnologias para inclusão social, com destaque para os livros Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade (2009) e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia & Política de Ciência e Tecnologia: Alternativas para uma Nova América Latina (2009).

Programa:




13/junho
14/junho
8:00
Credenciamento
---
8:30
Abertura
Profa. Dra. Maria Beatriz Bonacelli (Unicamp)
Prof. Dr. Renato Dagnino (Unicamp)
Prof. Dr. HernánThomas (UNQ/Argentina)
Dra. Isabel Bortagaray (IDRC)
---
10:00
Conferência 1: Tecnologia para a Inclusão Social
- Hugh Lacey (Swarthmore College – EUA)
Comentadores: Mariano Fressoli (UNQ-Arg) e Ricardo Neder (UNB)
Conferência 2: Tecnologia para a Inclusão Social
- Susan Cozzens (GeorgiaTech - EUA)
Comentadores: Rafael Dias (UNICAMP) e Marcos Barbosa de Oliveira (USP)
12:00
Almoço
Almoço
13:30
Mesa: Experiências de Tecnologias Sociais na América Latina I
- Lais Fraga e Ioli Wirth (UNICAMP)
- Paula Juarez (UNQ-Arg)
Comentador: Pablo Catalán (U.  Concepción - Chile)
Mesa: Experiências de Tecnologias Sociais na América Latina II
- Márcia Tait e Ednalva Felix (UNICAMP)
- Santiago Garrido (UNQ-Arg)
Comentadora: Paula Peyloubet (U. Córdoba - Arg)
15:30
Coffee Break
Coffee Break
16:00
Mesa: Tecnologia Social e Economia Solidária
- Eduardo Letelier (CET SUR-Chile)
- Pedro Arantes (UNIFESP)
Comentador: Henrique Novaes (UNESP-Marília)
Mesa: Tecnologia Social e Políticas Públicas
- Joelmo Oliveira (SECIS/MCT)
- Rodrigo Fonseca (FINEP)
Comentador: Miguel Sierra (INIA - Uruguai)
17:30
Síntese das discussões - Renato Dagnino (UNICAMP)
Síntese das discussões:
- Hernán Thomas (UNQ-Arg)
18:30
Encerramento

Apoio:


No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada