2010/11/02

Se realizó la Segunda Muestra de Tecnologías Sociales

Fuente: Red de Tecnologías Sociales (RTS)

El 21 de Octubre en la Ciudad de Rio Grande do Sul se realizó la Segunda Muestra de Tecnologías Sociales en la cual hubo conferencias sobre Economía Solidaria, Medio Ambiente, Sustentabilidad y acerca del papel de las universidades en la diseminación de las Tecnologías Sociales.

Reproducimos a continuación la nota de la RTS:

29/10/10 – Cento e setenta pessoas participaram da 2ª Mostra de Tecnologias Sociais do Rio Grande do Sul, dia 21 de outubro. A realização da Mostra contou com a colaboração de diferentes segmentos, que fazem parte do Fórum da RTS no RS, tais como: Fundação Irmão José Otão (responsável pela realização do evento com a Rede de Tecnologia Social), Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS, Tecnossociais da Unisinos, Associação Mundo Mais Limpo, Cooperativa Justa Trama, Rede Industrial de Costura Solidária, ONG Guayi, Instituto Recriar, Centro Social Marista e SocialTec. A Mostra também teve o apoio da Fapergs, PUC/RS, Fundação Banco do Brasil e Ministério da Ciência e Tecnologia.
A entrada do teatro da PUC/RS, em Porto Alegre, foi o cenário escolhido para a exposição de diversos banners, com experiências de Tecnologias Sociais. Ao longo do dia, também houve palestras sobre o tema.
Na cerimônia de abertura, a professora Ana Lúcia Suárez Maciel, vice-presidenta da Fundação Irmão José Otão (Fijo), destacou a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “ciência para o desenvolvimento sustentável”, estimulando a difusão de conhecimentos através de diversas atividades, como a Mostra de Tecnologias Sociais.
Já a professora Rosa Maria Castilhos, coordenadora de desenvolvimento social da Fijo, afirmou que todos ali presentes tinham, em comum, “o interesse na produção de uma ciência e tecnologia capaz de gerar conhecimento científico e orientado para a inclusão social”.
Dona Maria, líder comunitária, também saudou os/as participantes da Mostra, celebrando o fato de a universidade brasileira estar se aproximando das comunidades. Ela destacou, ainda, o protagonismo da juventude no processo das Tecnologias Sociais.

Em seguida, foi realizado um painel, com o tema “Tecnologias Sociais na linha do tempo: o debate sócio-histórico e as tendências no cenário atual”. O conceito de Tecnologia Social foi analisado pelo professor da Unicamp, Renato Dagnino que, ainda em 1977, escreveu sua dissertação de mestrado sobre tecnologias apropriadas. Em 2004, as instituições envolvidas com a criação da Rede de Tecnologia Social solicitaram um conceito a Dagnino. Ele optou por apresentar um marco analítico conceitual de Tecnologias Sociais pois, naquela época, um conceito poderia ser prematuro.
Jefferson D'Ávila de Oliveira, gerente de Parcerias, Articulações e Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil compartilhou a experiência da instituição em investimentos sociais. “Nos últimos nove anos, a Fundação fez um redirecionamento em sua forma de atuar e adotou as Tecnologias Sociais como eixo de trabalho e fonte inspiradora”, explicou. Ao apresentar uma linha do tempo, Jefferson destacou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais, lançado em 2001. Em 2011, ocorrerá a sexta edição do Prêmio.
No período da tarde, houve diversas palestras, a partir dos seguintes temas:
-O papel das universidades na disseminação das Tecnologias Sociais
-Economia solidária e Tecnologia Social
-Meio ambiente, sustentabilidade e Tecnologia Social

A seguir, a relação dos/as palestrantes:
-Aelson Almeida – Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex)
-Daniel Soares – Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
-Isabela Lussi – Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
-Inês Amaro da Silva - PUC/RS
-Laís Fraga – Incubadora da Unicamp
-Maribel Kauffmann – Comissão Executiva de Economia Popular Solidária – RS
-Milton Pantaleão – ONG Guayí
-Marcus Seferin – Faculdade de Química, da PUC/RS
-Vera Regina Schmitz – Incubadora Tecnossociais Unisinos
-Patrícia – Associação Mundo Mais Limpo
-Nelsa Nespolo – Justa Trama

Publicações

Durante a 2ª Mostra de Tecnologias Sociais do RS, foram lançadas e distribuídas as seguintes publicações:
-Tecnologias Sociais: experiências e contribuições para o desenvolvimento social e sustentável
Organizadoras: Rosa Maria Castilhos Fernandes e Ana Lúcia Suárez Maciel
-Tecnologia Social – Ferramenta para construir outra sociedade
Organizador: Renato Dagnino

-Tecnologias Sociais – Caminhos para a Sustentabilidade
Organização: Rede de Tecnologia Social (RTS)

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada